(11) 97328-3933

BEM VINDO!
VOCÊ ENTENDENDO SUAS EMOÇÕES E NO CONTROLE DAS SUAS ATITUDES!

Você Pensa Demais?

Você já parou e se observou se pensa demasiadamente a respeito dos problemas de sua vida?

 

A sua preocupação excessiva ou generalizada é a causa de vários problemas psicológicos e psiquiátricos. Parar de se preocupar ou se preocupar menos, é um exercício diário para resgatar a saúde mental/emocional.

 

A maioria das pessoas quando questionadas sobre o pensamento acelerado, reconhecem que vivem assim e que essa forma de pensar muito é normal. Acreditam que ao se antecipar em pensamento sobre qualquer situação negativa estarão mais preparadas psicologicamente para lidar com situações adversas. É um pensamento “mágico” de que ao preparar internamente, não serão pegos de surpresa e nada de “ruim” acontecerá no futuro. Entretanto se você parar um minuto para pensar e monitorar o seu pensamento irá perceber que esse estilo de pensar é pouco saudável e positivo. Ninguém que se preocupa demais terá espaço para desfrutar das coisas boas que estão acontecendo. Ao se antecipar na prevenção do que possa vir a acontecer também entrará num desconforto emocional e bioquímico que atua no corpo e mente, trazendo as devidas consequências. Ao mesmo tempo está deixando de viver as coisas boas que você poderia apreciar nos acontecimentos naturalmente bons vida.

 

Consequentemente essa forma de olhar as coisas pelo aspecto ruim no seu dia-a-dia, passar a ser uma forma normal e natural de viver, torna-se um hábito. Assim esse padrão negativo vai se tornando sucessivamente normal, chegando até o ponto em que a autoestima fica contaminada.

É muito importante que comece a tomar consciência do que escolhe pensar no seu dia a dia. É exatamente essa falta de freios que pode levar ao desenvolvimento de muitos problemas psicológicos. O estresse, depressão e a ansiedade são alguns deles.

 

Os pensamentos quando ativados de maneira irracional, interferem em nosso funcionamento psicológico, na nossa capacidade cognitiva, podendo alterar drasticamente a forma de reação de uma pessoa, o que cria efeitos sobre seu comportamento.

 

A psicoterapia científica tem como trabalhar no, aqui e agora, com os pensamentos automáticos nocivos, que com técnicas específicas, altera o ciclo de interpretação e reação negativa e limitante. Os padrões negativos se tornam uma poderosa lente interpretativa de distorção gerando muitos tumultos e conflitos pessoal, que necessita ser corrigida.

 

A psicoterapia estrutura um plano de tratamento, de maneira a facilitar que o cliente comece a identificar essas atitudes disfuncionais, levando-o a num processo de conscientização e mudança individual.

 

Nesse processo, padrões de ativação cerebral são observados e mudados conforme os estilos de pensamento e de comportamento são modificados, tais mudanças podem levar a alterações metabólicas significativas no cérebro desses clientes. Segundo artigo publicado no periódico internacional Neurolmage, mudar a mente por meio de psicoterapia produz mudanças inevitáveis no cérebro.

 

Desenvolver formas mais adequadas de avaliar a realidade é um dos pontos centrais da psicoterapia. Assim, quando aprendemos a aceitar mais calmamente um problema pessoal, não só nos sentimos melhor, como também estamos aptos a colocá-lo em posição de fazer uso de nossa inteligência, conhecimento, energia e recursos para resolver a situação.

 

Se você ainda não fez um trabalho psicoterapêutico, eu recomendo!

Faça pelo menos uma vez, constatará como é interessante e eficaz!