(11) 97328-3933

contato@kathia.com.br

BEM VINDO!
VOCÊ ENTENDENDO SUAS EMOÇÕES E NO CONTROLE DAS SUAS ATITUDES!

Psicologia e Psicólogo Clínico

Algumas Ponderações

 

Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais, assim reconhecimento pela American Psychology Associantion (APA) e Science of Psychology. A psicologia tem como objetivo imediato à compreensão de indivíduos, de grupos e suas respectivas dinâmicas.

 

Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como Psicólogo, sendo classificado como Cientista Social, Comportamental e Cognitivo. A função do psicólogo é compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.

 

Psicólogos exploram conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento, relações interpessoais, incluindo resiliência, entre outras áreas. Psicólogos de orientações diversas também estudam conceitos como o inconsciente e seus diferentes modelos.

 

Embora em geral o conhecimento psicológico seja construído como método de avaliação e tratamento das psicopatologias, também é direcionado à compreensão e resolução de problema em diferentes camadas do comportamento humano. A grande maioria dos psicólogos pratica algum tipo de papel terapêutico, seja na psicologia clínica ou no aconselhamento psicológico. Outros dedicam-se à contínua pesquisa científica relacionada aos processos mentais e o comportamento, tipicamente dentro de departamentos psicológicos das universidades ou outros acadêmicos. Além dos campos terapêutico e acadêmico, a psicologia aplicada é empregada em outras áreas relacionadas ao comportamento humano, como a Psicologia do Trabalho nos ambientes industriais ou organizacionais, Psicologia Educacional, Psicologia do Esporte, Psicologia da Saúde, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Forense, Psicologia Jurídica, entre outros.

 

Os psicólogos são os profissionais responsáveis pela elaboração e aplicação dos testes psicológicos e pela construção de escalas que buscam compreender os mais diversos processos mentais (atenção, memória, linguagem, inteligência entre outros), para depressão, ansiedade, e para os mais diversos objetivos como uma avaliação psicológica, um processo seletivo de emprego e na Psicologia Forense, por exemplo, assim reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP) no Brasil.

 

Psicólogo Clínico é um profissional das ciências da Psicologia que trabalha na área da saúde mental. A sua formação permite-lhe realizar avaliações psicológicas e acompanhamento psicológico. Ao ter formação complementar no âmbito da psicoterapia poderá ser psicoterapeuta e seguir determinadas abordagens teóricas. Os psicólogos clínicos estudam casos de forma aprofundada tendo por base a anamnese, a introspecção, a observação de comportamento, a associação livre (dependendo da sua abordagem teórica), podendo também utilizar vários outros métodos qualitativos.

 

O profissional que atua em Psicoterapia é chamado Psicoterapeuta. O psicólogo é um profissional que atua em diversas áreas, mas é um Profissional de Saúde Mental, com fundamento, inclusive, na caracterização efetuada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), OIT e CBO.

 

Considerando ainda que o parágrafo 1º. artigo 13º da Lei nº. 4.119 de 27 de Agosto de 1962 que estabelece que é função do psicólogo a elaboração de diagnóstico psicológico, no qual o psicólogo pode diagnosticar condições mentais que incapacitem o paciente para o trabalho e/ou estudos, que ofereçam riscos para o paciente e para o próprio meio ambiente onde se insere e que para o devido restabelecimento do equilíbrio mental do paciente é muitas vezes necessário seu afastamento das atividades laborais ou de estudos. E como o trabalho do psicólogo tem como meta principal promover a saúde mental, garantir as condições de trabalho necessárias ao bem estar individual e social, valorizando os direitos do cidadão, resolveu-se através do Art. 1º(Resolução CFP nº 015/1996) que é atribuição do psicólogo a emissão de atestado psicológico circunscrito às suas atribuições profissionais e com fundamento no diagnóstico psicológico produzido, usando para tal o Código Internacional de Doenças - CID, ou outros Códigos de diagnóstico, científica e socialmente reconhecidos, como fonte para enquadramento de diagnóstico.

 

A Psicologia está a serviço do outro com respeito, ética e acolhimento na prática psicológica.

A Psicologia Clinica é uma profissão do futuro, muito ampla, e em crescente demanda referente aos cuidados voltados a Saúde Psíquica-Emocional. Tem urgência na atuação em vários setores da vida, inclusive, contribuindo para um ambiente propício para novas soluções existentes de nossa sociedade.

 

PENSENISSO!