(11) 97328-3933

TERAPIA SISTÊMICA

A Terapia Sistêmica é um processo de interação entre as pessoas, e não tanto a tratativa do indivíduo isolado. Essa abordagem considera cada pessoa como um sistema dentro de outros sistemas maiores. Família, trabalho, amigos, religião e vizinhança são alguns exemplos de sistemas maiores em que todos fazemos parte.

 

Dentro de cada um desses sistemas há relacionamentos e comunicações próprias que influenciam as nossas vidas direta ou indiretamente. Nessa dinâmica há uma ligação inconsciente que influencia mutuamente as pessoas que convivem dentro de um sistema. Quando há desequilíbrio nesse vínculo começa a surgir conflito, dor, dificuldades, que geram comportamentos nocivos, como por exemplo, a codependência. Quando há equilíbrio na interação da pessoa com sistema(s), naturalmente ela parte em busca de seu próprio caminho de realização pessoal, de forma independente, respeitando os outros indivíduos. Em harmonia não há a obrigatoriedade de agir ou reagir devido às atitudes dos outros. O que prevalece é a necessidade da liberdade individual, o respeito aos papéis que cada um exerce dentro do sistema e do equilíbrio de troca entre o dar e o receber nas relações, para que os grupos possam estar em harmonia.

 

O pensar sistêmico parte do princípio de que todos nós estamos de alguma forma conectados. Todos fazemos parte de uma rede de conexões, como uma grande teia. Assim, dependemos de tudo o que temos em nosso entorno para sermos o que somos.

"O princípio da loucura é fazer todos os dias a mesma coisa e esperar um resultado diferente!"

Albert Einstein