(11) 97328-3933

contato@kathia.com.br

Psicologia da saúde

 

Psicologia da Saúde é um ramo da Psicologia com conhecimentos científicos e técnicos voltados a promoção, manutenção e prevenção da saúde visando uma melhor qualidade de vida.

 

A Psicologia da Saúde atua na mudança das crenças, promove  novas formas de pensar e comportamentos mais saudáveis, que impactam positivamente a saúde física, mental e emocional.

 

Assim, o psicólogo que atua na área da saúde possui como função, através das intervenções psicológicas, manter e promover a saúde do ser humano, prevenir e tratar as doenças e realizar diagnósticos relacionados à saúde, doenças e disfunções.

 

Além do Psicólogo da Saúde trabalhar com o paciente, é extremamente importante que ocorra uma intervenção que envolva a família deste paciente e, também, os profissionais envolvidos nos casos. É importante que haja este olhar para o paciente, assim como, para todas as outras pessoas envolvidas. Quando falamos do processo saúde-doença estamos lidando com diversos sentimentos como: angústias, medos, perdas, sofrimento, impotência, aceitação, etc, e acolher todos estes sentimentos é uma das funções fundamentais do Psicólogo na Saúde.

 

A prática do Psicólogo da Saúde está presente em ambientes que buscam enfocar a saúde física e mental tanto do indivíduo quanto da coletividade. A Psicologia da Saúde tem como objetivo desenvolver trabalho em conjunto e atuar de maneira multiprofissional, buscando ver o ser humano de maneira biopsicossocial, dando ênfase na prevenção de doenças e promovendo saúde.

 “Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda."

Sigmund Freud